a importancia dos detalhes

Você já pensou na importância dos detalhes?
 
Muitas pessoas falam de moralidade, virtude e bondade, mas são raras as que praticam essas qualidades no dia-a-dia, com as pessoas com as quais convivem.
 
Seus olhares geralmente estão voltados para o todo, para a comunidade, mas se esquecem de que o todo é formado pelos indivíduos.
 
Para que se possa efetivamente aumentar o bem-estar geral, é preciso iniciar por praticar virtudes como a de responder gentilmente a um familiar ou colega de trabalho, no momento em que este solicita.
 
Quem não dá importância aos detalhes, não terá êxito nas grandes coisas, pois as coisas grandiosas são compostas pelas pequeninas.
 
Pensando assim, chegaremos à conclusão de que detalhes não existem de fato.
 
O que nos parece um detalhe é a parte mais importante, e a que realmente faz a diferença.
 
É inegável que a vida se torna mais leve quando somos tratados com pequenos gestos de gentileza, cortesia e atenção.
 
Ainda que possam parecer insignificantes as ações benevolentes provocam um efeito semelhante ao que ocorre quando jogamos uma pedra num lago.
 
Pequenas ondulações surgem e vão se espalhando pela superfície líquida. Assim também os pequenos gestos de bondade provocam ondulações no caráter de quem os recebe.
 
Essas atitudes têm um grande poder de transformação, pois quem as experimenta se deixa penetrar pelas vibrações agradáveis e tende a repeti-las com as outras pessoas.
 
Por isso, se você se importa mesmo com o bem geral, comece por promover a sua melhoria íntima, nos mínimos detalhes.
 
Comece a observar suas ações no dia-a-dia e se questione sempre: "Esta minha atitude está contribuindo para que eu me transforme no tipo de pessoa que desejo ser?
 
Minha maneira de agir com as pessoas que cruzam o meu caminho está contribuindo para o bem-estar geral?"
 
Um único minuto de atenção que damos a alguém pode significar muito para o bem geral.
 
Da mesma forma, uma palavra áspera, a indiferença diante da dor de alguém e a falta de atenção podem gerar dissabor em grande escala.
 
Por todas essas razões, se você deseja construir um mundo melhor comece a prestar atenção nos detalhes.
 
Olhe para dentro de cada coração e descubra ali os valores existentes e use-os para gerar harmonia e bem-estar.
 
Um indivíduo que se sente feliz e valorizado, será, certamente, mais um aliado seu para melhorar o mundo.
 
Um aliado que irá, tanto quanto você, vislumbrar o imenso horizonte a ser conquistado, a ser cultivado com as flores da amizade, do respeito e da bondade.
 
Quando prestamos atenção nos detalhes e aproveitamos cada oportunidade para fazer o bem, estamos construindo o bem comum.
 
Agindo assim chegaremos à essência da vida. E a essência da vida é o amor. Não um amor geral, destituído de significado, mas um amor ativo, criativo e atencioso nos mínimos detalhes.
 
* * *
 
Todas as pessoas que fizeram e fazem a diferença no mundo, cuidaram dos detalhes.
 
Um olhar de ternura, uma resposta gentil, um pequeno favor, a atenção aos que são desprezados pela maioria, são qualidades das pessoas de bem.
 
Assim, se desejamos realmente fazer o bem devemos fazê-lo nos mínimos detalhes...

0

Satisfação

Satisfação
 
            Um poeta escreveu certa vez: "Em via de regra, o homem é um tolo. Quando o tempo está quente, ele quer que faça calor. Sempre querendo o que não é". Que criteriosa observação sobre a natureza humana. Quando lemos em Filipenses 4:11 "porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação" nos perguntamos, será possível?
            Para Paulo, era. Filipenses 4:12-13 descreve a reação de Paulo à vida: "De tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece". O relacionamento de Paulo com Deus preenchia o lugar do que quer que possuísse ou deixasse de possuir. Seu contentamento não estava baseado em suas circunstâncias, mas em seu relacionamento com Cristo.
            Paulo nos lembra que a satisfação não acontece de repente. É algo que aprendemos. À medida que o nosso relacionamento com Deus se desenvolve com o tempo e com as experiências, aprendemos a confiar mais em Deus, e menos em nós mesmos. Paulo sabia que Cristo lhe daria forças para perseverar em qualquer situação com que se deparasse (Filipenses 4:13).
            Não importa o que você seja enfrentando no dia de hoje, através da oração você poderá receber a força para contentar-se.
 
FONTE: Albert Lee

--
Visite: www.otimismoemrede.com

0

Correr Atrás do Sol

Correr Atrás do Sol
 
            Diana e Davi gostam muito de andar em seus jet skis no lago, deslizando através da água nos dias quentes e ensolarados. Certa manhã, porém, o tempo estava frio e quase todo encoberto, e Diana não conseguiu convencer Davi a sair. Ela, então, foi sozinha. Estava tão frio e ela deslizava rapidamente de um lado a outro pelo lago, tentando manter-se no sol para obter um pouco do necessitado calor. Cada vez que alcançava uma área ensolarada, porém, as nuvens se moviam e rapidamente transformavam-se em sombra. Percebendo a futilidade e a tolice de correr atrás do sol, finalmente desistiu, porque isso não lhe trouxe o que queria.
            O rei Salomão realizou outra espécie de busca que não lhe podia trazer satisfação (Eclesiastes 2:1). Nos primeiros 11 versos de Eclesiastes 2 apenas, ele menciona que correu atrás de prazer, riso, vinho, sabedoria, casas, jardins, dinheiro, posses, e música. Sua avaliação, porém, foi que "tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (Eclesiastes 2:11). Essas buscas eram vazias – "vaidade de vaidades" (Eclesiastes 1:2). Ele concluiu sabiamente: "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem" (Eclesiastes 12:13).
            Você está correndo atrás de algumas das mesmas cousas que Salomão? Essa é uma busca vazia. O propósito e satisfação surgem somente ao conhecer e obedecer a Deus.
           
 
FONTE: Anne M. Cetas

Receba mensagens de otimismo em seu celular, envie assinar otimismo para 49523
0

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com